Tudo o que você precisa saber sobre a composição da pele.

25/01/2022 | Farma | Hospitalar | « Voltar

A gente aprende na escola que a pele é o maior órgão humano. Mas e daí? Ela é de fato tão importante assim? Conheça mais sobre ela, que te cobre inteiro!

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele é formada por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. Cada uma com sua função e característica. Vamos a elas:

1- Epiderme

Função: proteção e hidratação

É a parte de fora, que todo mundo vê. A função da epiderme é proteger de danos externos, bactérias, microrganismos e até mesmo da perda de líquidos. Ela ainda possui outras 5 sub-camadas chamadas de queratinócitos. É na epiderme que estão as células responsáveis por produzir a melanina, que pigmenta a pele. A camada mais superior da epiderme é a camada córnea e nela ficam cerca de 20 sub-camadas de células mortas, que se desprendem naturalmente e com frequência num processo de descamação em períodos de 1 a 3 meses.

2- Derme

Função: absorção e amortecimento

A grande função dessa camada é proteger de grandes impactos, já que sua camada de tecido conjuntivo denso absorve e amortece o impacto. Essa camada, ao contrário do tecido epitelial da epiderme, possui muitos vasos sanguíneos. E cerca de 70% da composição dessa camada é colágeno, entre outras glicoproteínas e fibras do sistema elástico. É composta por duas camadas: a inferior e a superior. Na inferior existe uma área grossa e profunda, que forma uma fronteira líquida com a hipoderme, enquanto que na cama superior há uma fronteira definida em forma de onda com a epiderme. É sabido que a derme pode sofrer alterações conforme o estilo de vida de cada pessoa e a influência do sol na pele. É na derma que estão as glândulas sebáceas e as sudoríparas.

É geralmente nesta camada que a hidratação profunda e os hábitos saudáveis fazem mais efeito e é a camada que mais se prejudica com a ausência de protetor solar. Já listamos 5 hábitos fáceis para manter a saúde da pele, para saber mais leia 5 hábitos fáceis para uma pele saudável ( https://www.missner-missner.com.br/post/5-habitos-faceis-para-manter-uma-pele-saudavel ).

3- Hipoderme

Função: união e isolamento

Também conhecido como tecido subcutâneo ou tecido adiposo, a última camada da pele, tem como principal função juntar as demais camadas ao restante do corpo humano. É basicamente formada por gorduras e a espessura varia conforme o físico de cada indivíduo e também difere entre homens e mulheres. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura corporal porque funciona como um isolamento térmico e também possui unidades de armazenamento de nutrientes, que viram energia para quando necessário. É nesta camada onde formam-se as celulites.

Aprendeu mais sobre a importância do seu maior órgão?

Fique atento as nossas redes sociais. Em breve outras dicas e conteúdos feitos para você!