skin Care - Cuidados diários com a pele, benefícios e preocupações profissionais

25/01/2022 | Farma | « Voltar

Segundo a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de higiene pessoal), a procura de produtos para cuidados com a pele cresceu em média 21,9% em 2020. Sendo que, as máscaras para tratamentos faciais tiveram aumento de no crescimento de vendas de 91% e os produtos para o corpo e esfoliantes 153,2%.

Esse aumento ocorreu por três razões:

  • O fechamento das clínicas e espaços estéticos durante a pandemia fez com que as pessoas que já usavam esses serviços sentirem a necessidade de continuar cuidando da pele em casa.

  • A baixa auto estima gerada pela pandemia. O auto cuidado aumenta a auto estima.

  • A procura por facilidade, a todo momento nas redes sociais somos bombardeados de informações sobre novos produtos, muitos deles, com promessas milagrosas, a valores acessíveis.

Sou professora e ministro aulas em SP e outros estados, converso muito sobre isso com meus alunos e parceiros e todos percebemos esse aumento na procura pelo Skin Care.

As minhas maiores preocupações em relação ao uso de produtos em casa são: a utilização indevida de alguns produtos pelos clientes, sem orientação profissional, pode provocar danos irreversíveis a pele e desencadear processos alérgicos e sensibilidade; o uso indevido de receitinhas caseiras que em grande maioria não funcionam provocando frustração e diminuição da credibilidade do Skin Care que é maravilhoso, quando indicado por profissionais após avaliação da pele e da disfunção estética a ser tratada.

O cuidado diário da pele é extremamente necessário na manutenção e potencialização de todos os tratamentos estéticos, quando a indicação dos produtos é feito de maneira correta por profissional habilitado.

Os cuidados básicos diários recomendados são:

  • A escolha de um sabonete e tônico corretos para o tipo de pele;

  • Filtro solar sempre, também escolhido de acordo com o tipo de pele e que ofereça proteção contra radiação UVA e UVB;

  • Aliado a esses cuidados básicos, é interessante o uso de um produto específico noturno focado no tratamento da disfunção estética. Por exemplo: se a queixa é envelhecimento da pele, o uso de um anti aging diário.

Quanto aos exageros, o uso de produtos PROFISSIONAIS diariamente pode prejudicar a pele, existem produtos que deveriam ser utilizados apenas uma vez por semana e que são vendidos livremente em drogarias e perfumarias, induzindo o público final ao erro.

Alguns "rituais de autocuidado" são prejudiciais!

Vou dar alguns exemplos: a esfoliação diária da pele com a utilização de sabonetes ácidos e/ou esfoliantes, por exemplo, o ideal é que essa esfoliação seja feita uma a duas vezes por semana, mas vejo pessoas utilizando esfoliante diariamente, esse uso pode provocar lesões na pele e diminuir sua função barreira (proteção) induzindo assim, o aparecimento de manchas e efeito rebote (piora da queixa do cliente), isso é muito comum em quadros de acne e mancha por exemplo. As máscaras faciais e corporais também são produtos de uso profissional mas vejo seu uso diário sendo difundido indiscriminadamente.

O uso do Skin Care já estava em ascensão antes da pandemia. As pessoas descobriram que o cuidado de diário é muito importante na manutenção da integridade da pele e retardo do envelhecimento.

A minha dica como profissional para todos que querem usar o Skin Care com qualidade e resultados, é que procurem um profissional que faça uma avaliação personalizada da pele, e só após isso, faça a indicação correta de produtos. Afinal, somos seres ímpares e não existe cosmético coringa, o que é bom para minha pele não necessariamente será boa para a sua pele.

Referência: https://abihpec.org.br/

Por: Lidiane Rocha.

Esteticista facial, corporal, capilar;

Especialista em pré e pós procedimentos médicos e Cuidados Paliativos;

Mestra em Biofotônica para Ciências da Saúde;

Docente dos cursos de graduação e pós graduação em Saúde Estética;

Desenvolvimento de produtos e pesquisa DNA dermocosméticos

Responsável técnica - Instituto Lidiane Rocha

CEO em Lidiane Rocha - Teaching & Research.