Passo a passo para cuidados com feridas do dia a dia.

25/01/2022 | Enfermagem | Farma | Hospitalar | « Voltar

Muito comum em nosso dia a dia, os ralados e cortes podem ser tratados sem a intervenção de um médico. Mas isso não quer dizer que não mereçam a atenção e indicações básicas para prevenir eventuais complicações.

Conheça um passo a passo de 3 dicas essenciais sobre como cuidar de ralados, cortes e feridas do cotidiano:

1. Limpeza da ferida: é o primeiro passo a ser feito, já que se deve sempre considerar que as feridas podem estar sujas e contaminadas.

2. Desinfecção da ferida: Após a limpeza da ferida, é necessário proceder à aplicação de um antisséptico que assegure a eliminação de microorganismos que possam provocar uma infecção. Este procedimento necessita de dois elementos que devem estar sempre presentes em qualquer farmácia: gazes esterilizadas e um antisséptico líquido. Nestes casos, não convém utilizar algodão, pois podem libertar alguns filamentos, cuja presença na ferida poderia dificultar a sua cura. Para além disso, não se devem utilizar antissépticos sob a forma de pomadas, pois amolecem a pele e não favorecem a cura da ferida, nem em pó, porque formam coágulos que também perturbam a evolução natural da lesão. Por isso, deve-se empapar uma gaze esterilizada no antisséptico líquido e passá-la sobre a ferida e à sua volta.

3. Cuidados posteriores: coloque uma gaze esterilizada para cobrir a ferida, fixada com um Esparadrapo ou Fita.

Se durante a evolução e acompanhamento diário da ferida for detectado sinais de infecção como vermelhidão, tumefacção, pus e dor, procure ajuda médica. Caso contrário, deve-se proceder a uma nova aplicação de antisséptico.

Se formar uma casca, não arranque-a, já que sua presença é muito útil para prevenir uma contaminação externa. Ela acabará por cair de forma espontânea ao fim de alguns dias, quando a pele subjacente já tiver sido renovada.

A Missner possui Esparadrapos e Fitas hipoalergênicas de diversos tamanhos e modelos para uma melhor fixação da gaze.

Entre em contato conosco.

(11) 93017-4675

(11) 95153-8447 (WhatsApp)